Artigo

A importância da sua empresa possuir um plano de negócios

A importância da sua empresa possuir um plano de negócios

Plano de negócios é considerado a principal e importante ferramenta a ser utilizada pelo empreendedor que busca abrir o seu negócio, para que assim haja uma boa estruturação na gestão da sua empresa.

De acordo com o SEBRAE, cerca de 31% de empresas fecham suas portas no primeiro ano de funcionamento, chegando até 60% no quinto ano. Isso por uma má gestão e falta de planejamento.

 

O que é um plano de negócios?

Plano de negócios é um documento que lista os objetivos traçados por uma empresa, dessa forma, diminuindo os riscos de erros e incertezas.
Definindo um plano de negócios o empreendedor correrá menos riscos e ajudará a descobrir pontos fortes e fracos de uma ideia.

O plano de negócios trata-se de uma chave para que haja segurança na criação da empresa, podendo assim, realizar todas as simulações necessária antes do negócio ser lançado no mercado.

 

Por onde começar a criar o meu plano de negócios?

contabilidade online

A ideia de abertura de uma empresa é o primeiro ponto de partida para qualquer empreendimento. Porém apenas a ideia não o suficiente para uma boa gestão. É preciso avaliar quais serão seus principais produtos e serviços, qual o seu público alvo, estimativa do lucro que quer obter e em quanto tempo espera receber o retorno do investimento.

Destaca-se também alguns pontos que não podem ser deixados de lado para criação de um novo negócio. Um exemplo é a definição jurídica da empresa, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recursos.

Depois vem a análise de mercado, onde é avaliado o público alvo, concorrência e os fornecedores.

O plano de marketing também deve ser inserido nesse plano de negócios, pela importância de focar na apresentação dos produtos e serviços oferecidos, preços e promoções.

A última e mais importante é o planejamento financeiro. É preciso avaliar uma estimativa de investimentos fixos, capital de giro, previsão de faturamento mensal da empresa, custos dos materiais, custo da comercialização e custos fixos.  Após a finalização é importante que o empreendedor simule valores e preveja situações para a empresa, sendo tanto pessimistas quanto otimistas. Seguindo esse passo deve-se pensar em estratégias para evitar adversidades e potencializar situações favoráveis.

Quais são as informações necessárias para preencher um plano de negócios?

contabilidade

Em primeiro instante, o plano de negócios poderá parecer algo difícil e cheio de detalhes. Porém, depois de pronto tem a capacidade de materializar as suas ideias e de forma geral estabilizar o negócio em que deseja abrir.

  • Saiba informações sobre o seu Produto ou Serviço:

Para quem é? Onde será vendido? Quem serão os fornecedores e concorrentes? Quais são os pontos positivos e negativos?

  • Crie um Plano de Marketing:

Elabore uma estratégia do produto sobre sua venda, promoções, distribuição, valores e comunicação.

  • Mão de obra operacional

Informações sobre a produção, atendimentos e estoques.

    Análise financeira

Qual será o seu investimento fixo, custos e faturamento?
Qual será o investimento na mão de obra e estoques?
Simulação de financiamentos, indicação de tributos.

Depois de preencher todas essas informações você poderá confirmar se está no caminho certo. Com o plano de negócios concluído, o empreendedor deve então partir para sua gestão. Lembrando que é fundamental sempre revisar e atualizar o seu plano de negócios periodicamente.

Gostaria de saber mais sobre como elaborar um plano de negócios? FALE CONOSCO ou PREENCHA NOSSO CADASTRO.