Artigo

MEI – uma boa opção para sair da informalidade


Com a crise no Brasil muitos profissionais informais decidiram se tornar MEI. Em 2014 o Brasil iniciou a pior crise desde os últimos 100 anos, onde a expectativa econômica do País abaixou muito, gerando desemprego. Desde então desempregados, buscaram abrir o próprio negócio para lidar da melhor forma possível com essa crise.

 

Porém, nem todos dão certo, a maioria é feita pelas vias da informalidade. Mas alguns vingam e se tornam exemplos de sucesso.

 

De acordo com a pesquisa Pnad Contínua, do IBGE, com dados de março a maio, o número de trabalhadores por conta própria aumentou 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Sendo assim, em um ano, foram cerca de 934.000 pessoas arriscando em montar o próprio negócio. Esse número mostra o quanto os brasileiros querem empreender.

 

 

Quando formalizar meu negócio e me tornar um MEI?

 

Empreender não é uma tarefa fácil, exige uma boa dose de coragem, e principalmente criatividade. Para evitar obrigações fiscais, muitos negócios informais não realizam a abertura de empresa. Porém esse também é o momento ideal para experimentar o mercado e sentir se o projeto vai para a frente.

 

Em fase inicial a informalidade pode funcionar, mas manter-se informal poderá te privar de algumas vantagens e te levar a alguns riscos.

Quando o faturamento aumenta e os serviços prestados necessitarem de mais mão de obra, saiba que está na hora de formalizar o seu negócio.

 

 

Como é feita e quais as vantagens?

 

A abertura do MEI (Microempreendedor Individual) é realizada de forma fácil, rápida e desburocratizada. Hoje em dia, basta entrar site do “Portal do Empreendedor Individual” e fazer seu cadastro. Depois, será concedido um alvará provisório gratuito e o empreendedor receberá um número de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Com ele em mãos, será possível então começar a emissão de notas fiscais e até a prestação de serviços para empresas particulares.

 

Dentre as vantagens da formalização está em conseguir financiamentos ou empréstimos em linhas de crédito especiais que beneficiam esse tipo de empreendimento. Contratação de assistência à saúde e não podemos esquecer dos benefícios da previdência social.

 

Poucos tributos a pagar – O Microempreendedor individual, recolhe mensalmente o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que tem o benefício de recolher em uma única fatura todos os tributos que para MEI é fixo em um valor baixo, conforme tabela do Portal do Empreendedor.

 

Benefícios Previdenciários – O valor do INSS está incluso na guia do DAS, o benefício será concedido ao Microempreendedor Individual e para a família auxílio-doença, aposentadoria por idade após carência, salário-maternidade, pensão e auxílio-reclusão.

 

Obtenção de crédito – Muitos bancos possuem uma linha de crédito especial somente para MEI, no qual são reduzidos os custos das taxas de juros.

 

Emissão de notas fiscais eletrônicas – O empreendedor poderá emitir notas fiscais ao prestar seus serviços e realizar suas vendas, gerando assim um melhor relacionamento com fornecedores e clientes.

 

Acesso e apoio técnico do Sebrae – O Sebrae ajuda ao Microempreendedor desde o início do planejamento do negócio, acesse o sistema e saiba mais.

 

 

Quais as vantagens de contratar uma contabilidade para MEI?

 

A contabilidade para serviços com MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL, ajuda na redução de gastos, no auxílio de tomada de decisões, no passo a passo de emissão nota fiscal, e principalmente na facilidade com as mudanças legais.

 

Para quem quer abrir uma empresa, pode sim contratar um prestador de serviços para cuidar das obrigações contábeis, mesmo porque não são todos os empreendedores que possuem conhecimentos completos sobre as burocracias do seu negócio, principalmente aqueles que estão começando agora. Sendo assim, o contador é a assessoria ideal para esse seguimento.

 

Uma das leis que regulamentam o MEI, diz que as obrigações acessórias pertinentes a rotinas de admissão, férias, folha de pagamento, cálculo do 13° salário e rescisão trabalhista, notoriamente demandam conhecimentos de um profissional da área contábil.

 

Com tudo isso, se reforça a importância da contribuição da contabilidade para o MEI, especialmente quando ele começa a crescer e surge a oportunidade dele se tornar uma microempresa ou pequena empresa.

 

 

Vale a pena formalizar um microempreendedor individual?

 

Respondendo essa pergunta, podemos afirmar que sim, as inúmeras vantagens citadas nesse artigo, provam que se formalizar pode potencializar cada vez mais os crescimentos de seus negócios.

 

Basicamente, existem 5 obrigações que devem ser cumpridas pelo Microempreendedor Individual:

·         Pagamento do DAS mensal;

·         Entrega da Declaração Anual do Simples Nacional;

·         Emissão de notas fiscais;

·         Relatório das receitas mensais;

·         Prestação das informações sobre os funcionários.

 

E é um procedimento muito mais simples que você pode imaginar, onde nós da Profit Contabilidade podemos te mostrar essa facilidade.

 

Se você ainda não formalizou como microempreendedor individual, então veja quais são as vantagens de sair da informalidade e os benefícios dessa ação para o crescimento do seu negócio, cadastra-se em nosso site e saiba mais.